Errata: Dado citado em reportagem é do INEP e não do IBGE

Na manhã desta sexta-feira, uma reportagem exibida no Conexão 98 e nas mídias sociais da emissora apresentou um dado até então do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – mostrando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  de Teófilo Otoni, o IDEB. O que foi apurado, é que o IBGE apenas disponibilizou o dado e não foi o realizador da pesquisa, como dito na reportagem de Alan Martuchelle. A verdadeira fonte do dado apresentado é o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – , onde o próprio instituto avalia os alunos de escolas estaduais e municipais por meio de avaliações anuais. O dado citado está de acordo, porém veiculado a fonte errada.

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

O IDEB agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de zero a 10 e a combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

O IDEB também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

O grupo 98 de comunicação lamenta veiculação de modo equivocado.

 

Sexta-Feira, 06 de dezembro de 2019

Departamento de Jornalismo da 98 Fm

 

 

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