Após votação histórica, reforma tributária é promulgada pelo Congresso

20/12/2023 as 17:49
HISTÓRICO | Por Alan Martuchelle, da 98 em Teófilo Otoni 

O Congresso Nacional promulgou, em uma sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (20/12), a Reforma Tributária, que foi aprovada na semana passada após mais de trinta anos de debates no legislativo. Durante a cerimônia oficial, foi formalizada a implementação de um novo sistema de impostos no país.

Além dos líderes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, estiveram presentes no evento o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e alguns de seus ministros. A solenidade também contou com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

Ao adentrar o plenário da Câmara, que estava lotado, Lula recebeu aplausos entusiásticos dos parlamentares aliados, inclusive de deputados e senadores da oposição. Durante o evento, foram entoados coros com slogans de campanhas do presidente, como "Lula guerreiro do povo brasileiro".

A abertura da solenidade foi marcada pela execução do Hino Nacional pela banda do Exército, com a participação de todos os presentes. Lula ocupou o centro da mesa, ladeado por Pacheco, Lira, ministros e parlamentares aliados.